Aprenda Kirtan tocando Ciranda

A “música mantra” é um gênero musical que utiliza repetições de mantras, que são frases, palavras ou sílabas com alto poder vidratório e utilizados em tradições espirituais. Eles podem ser cantados individualmente ou em grupo, acompanhados ou não de instrumentos musicais.

A prática de cantar mantras é antiga, com suas raízes na Índia antiga, e tem sido usada por séculos como um meio para focar a mente , equilibrar os chakras, transformar energias negativas em positivas e acessar estados mais profundos de consciência.

A música mantra moderna muitas vezes incorpora uma variedade de instrumentos e estilos musicais, misturando tradições orientais com influências ocidentais. Artistas como Deva Premal, Krishna Das e Snatam Kaur são conhecidos por popularizar a música mantra no ocidente, criando versões contemporâneas que alcançam um público global.

Além de ser utilizada em práticas meditativas e espirituais, o kirtan, que é um mantra essencialmente musical, também encontrou seu lugar em sessões de yoga, terapias holísticas e até mesmo na música popular do Brasil onde elementos de diversos gêneros musicais de nossa cultura se mesclaram à prática deste mantra.

Nesse vídeo temos um exemplo bem característico. Ouça uma melodia com o Kirtan “Baba Nam kevalam” no ritmo de ciranda.

A Ciranda é um ritmo característico de Pernambuco, sempre acompanhado de uma dança, tem suas origens na Ilha de Itamaracá, onde as mulheres dos pescadores cantavam e dançavam à espera de seus companheiros em suas embarcações. Os instrumentos característicos desses encontros, são as alfaias, xequerês, caixas, agogôs e as vozes.

Para esta composição e arranjo de base foram utilizados cajon, caxixi, caixa, agogô, voz e violão.

Abaixo a “batida” da ciranda ajustada para o violão.

Tudo bem se você ainda não sabe “ler musiquês”. Quer saber como soa isto no violão? Vai ouvindo…

Aprenda mais sobre vários ritmos brasileiros no kirtan, com video aulas como esta de violão e videoaulas de percussão aplicados aos kiirtans.

Clica para ver o songbook com as videoaulas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *