O QUE É KIRTAN?

O QUE É KIRTAN?

Kirtan é um tipo especial de mantra que vibra a frequência energética do amor. Uma prática devocional originária da Índia antiga, enraizada no Bhakti Yoga, que é o caminho do amor e da devoção.

O termo kiirtan é derivado da raiz “Kiirt”, em sânscrito, e significa emitir em voz alta as qualidades de algo ou alguém. Em essência, a palavra kiirtan significa” cantar os nomes de Deus”. E aqui, tem uma curiosidade que talvez você tenha percebido vale notar: kiirtan se escreve com com 2 “i”s, porém acabou se popularizando como kirtan.

Aqui no ocidente os kirtans mais populare são “Hare Krishna”, “Om Namashivaya” e o contemporâneo “Baba Nam Kevalam”

Esses mantras são cantados em melodias simples na forma de “chamada e resposta”. Porém, pela influencia de nossa cultura musical aqui no ocidente é mais comum ouvirmos o canto coletivo em uníssono. O Kirtan é normalmente realizado em grupo, com um cantante principal guiando a melodia.

O propósito do kirtan é conectar-se com a consciência divina e sabemos que sua vibração tem efeitos transformadores na mente, corpo e espírito. Através da repetição de sons sagrados e melodias, os participantes mergulham em um estado meditativo, experimentando uma sensação de unidade, alegria e paz interior.

Tradicionalmente, o kirtan é baseado em versos sânscritos, no entanto, adaptações modernas podem incorporar mantras de diferentes tradições espirituais ou mesmo letras contemporâneas, mantendo a essência da devoção e conexão espiritual. Mas quem prática os kirtans em sua forma original, já sentiu a grande diferença do impacto vibratório profundo que estes cantos sagrados trazem em sua essência. É uma ciência chamada de “supraestética” e que vai além de uma apreciação estética comum. Em outro post adiante, abordaremos este importante tópico, o efeito da supraestética na mente.

O Kirtan ganhou popularidade em todo o mundo, transcendendo as fronteiras culturais e religiosas. Muitas vezes é realizado em estúdios de ioga, reuniões espirituais, festivais de música e em várias comunidades espirituais  e pode ser uma prática individual, mas é mais comumente apreciado como uma experiência compartilhada que promove um senso de comunidade e unidade.

O poder transformador do kirtan reside na sua capacidade de aquietar a mente, abrir o coração e dissolver os limites entre os indivíduos, permitindo-lhes experimentar uma conexão mais profunda com o divino e uns com os outros. Esteja você buscando nutrição espiritual, alívio do estresse ou uma sensação de pertencimento, o kirtan oferece uma experiência profunda e edificante para todos os que participam.

(…)Durante o Kiirtan, muitas pessoas se reúnem, as suas energias físicas agem unidas e as suas energias psíquicas coletivas fluem na mesma direção, sob a inspiração da Entidade Suprema. Muitas mentes são amadas, guiadas e inspiradas pela Consciência Universal (…) Shrii Shrii Anandamurti


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *